10 dicas para tornar a jardinagem mais fácil

10 dicas para tornar a jardinagem mais fácil
Bobby King

A maioria dos jardineiros adora estar no jardim, mas poucos querem vê-lo como uma tarefa árdua. Embora as temperaturas estejam a arrefecer na maior parte do país, ainda há muitas oportunidades para tornar a jardinagem mais fácil .

Com um pouco de planeamento e alguns truques fáceis, o seu tempo no jardim pode ser uma oportunidade para desfrutar dos frutos do seu trabalho, sem pensar que mastigou mais do que pode aguentar.

Perguntem-me a mim. Estou sempre a fazer isto.

Torne a jardinagem mais fácil seguindo estas 10 dicas

Por fim, apercebi-me de que precisava de trabalhar de forma mais inteligente e não com mais afinco (história da minha vida em muitos aspectos). Estas dicas ajudam.

1. começa com o solo

Qualquer revista de jardinagem ou fonte online dir-lhe-á isto: se tiver um bom solo, obterá excelentes plantas. Se o seu solo não for o ideal, há muitas coisas que pode fazer para o melhorar.

Comece uma pilha de composto e adicione uma mão-cheia de composto a cada planta, o que significará menos tempo a fertilizar e a tratar de problemas relacionados com o solo mais tarde e mais tempo a apreciar as flores e os vegetais.

Se for necessário, faça um teste ao seu solo. Muitas autarquias locais fazem-no gratuitamente, por isso aproveite-o. Dir-lhe-ão exatamente o que o seu solo precisa e isso facilitar-lhe-á a jardinagem, desde o início.

Veja também: Sugestão de cozinha de hoje - Como descascar morangos com uma palhinha

2. agrupar as plantas segundo as suas necessidades

Se tiver plantas de diferentes necessidades espalhadas aqui e ali pelo seu jardim, terá muito trabalho. Eu tenho todas as minhas plantas em recipientes no meu pátio ou num canteiro próximo.

As plantas perenes de sombra que não precisam de muita água estão todas no mesmo sítio. Os legumes que precisam de ser regados diariamente estão agrupados, o que torna muito mais fácil tratar da rega. Tenho uma secção inteira dedicada apenas a cactos e suculentas.

Sei que esta secção do jardim só precisa de ser regada ocasionalmente, por isso estão numa área só para eles.

Adicionar um conetor de mangueira à sua fonte de água ajudará também a regar os diferentes grupos.

No quintal das traseiras, tenho muitos canteiros de jardim e uma área de pátio, pelo que utilizo um conetor de mangueira de quatro vias. Cada área tem a sua própria mangueira. O conetor de quatro vias facilita a rega apenas do local que pretendo.

3. pensar com antecedência sobre o que comprar

Adoro bromélias e outras plantas tropicais. Coloquei-as no meu jardim de vez em quando por esta razão e sempre me arrependi mais tarde. Porquê? Aqui na Carolina do Norte é quente no verão, mas pode ficar bastante frio no inverno.

As plantas tropicais não crescem nas minhas zonas. Acabo por ter de as desenterrar e trazê-las para dentro de casa.

É melhor ter apenas algumas como plantas de casa e plantar plantas perenes nativas e plantas anuais fáceis de cultivar que sejam adequadas à minha zona.

4. adicionar uma camada de cobertura vegetal

Se a resposta for "não" (e eu digo um sonoro "não"), então faça um favor a si próprio e adicione cobertura vegetal. Esta protege as plantas, mantém as ervas daninhas num nível mínimo e ajuda a preservar a humidade, pelo que é necessário regar menos.

Este canteiro foi feito durante o verão e quase não tive de arrancar muito mais do que algumas ervas daninhas pequenas.

Acrescentei a cobertura vegetal mais cedo e ajudou muito a controlar as ervas daninhas e a facilitar a jardinagem durante todo o verão.

Veja também: Sanduíche de peru quente com arandos e recheio

5) Pense em utilizar uma mangueira de rega

Estas mangueiras permitem que a água se infiltre suavemente no solo. Os legumes adoram as mangueiras de rega. Regue da forma mais fácil! Para as jardineiras, as cabeças de rega gota a gota nas mangueiras também funcionam bem.

Ambos podem ser ligados aos conectores apresentados acima e nem sequer terá de se lembrar de os ligar!

Crédito da fotografia Alan Levine no Flickr

6) Não deixar que as ervas daninhas fiquem fora de controlo

Mesmo com cobertura vegetal, algumas ervas daninhas crescerão. Ataque-as quando são jovens e pequenas e, normalmente, elas sairão com muito pouco esforço. Uma vez tive uma erva daninha de erva-caranguejo que ignorei, pensando que era um lírio-do-diabo, se é que pode acreditar nisso.

Fiquei a observá-la do terraço a pensar "aquilo é um monstro, mas não me lembro de a ter plantado." Era mesmo um monstro. Quando lá cheguei, o meu marido e eu precisámos de duas pás e muito grunhido.

Nem sequer perguntem! .... Eu era preguiçoso nesse verão.

Para evitar situações como esta, considere a possibilidade de adicionar um produto pré-emergente, como o Preen. Gostaria de o ter feito nesta área do meu jardim, pois agora tenho de estar muito atento.

O pano de paisagem sob a cobertura vegetal também faz um bom trabalho para impedir o crescimento de ervas daninhas.

7) Dedique algum tempo a fazer as cabeças mortas

Muitas plantas perenes são auto-semeadoras e ficarão fora de controlo se não forem mortas. Melhor ainda, corte as flores e traga-as para dentro de casa.

Um pouco de tempo a cortar as flores significa menos tempo depois a dividir plantas perenes fora de controlo. (Se detesta este trabalho, veja estas plantas que não precisam de ser cortadas)

8) Utilizar um vagão

Não imagina as viagens que já fiz de um lado para o outro do jardim e vice-versa, transportando plantas e materiais. Facilite esta tarefa com uma carroça de criança ou mesmo com uma carroça de madeira como esta.

Adicione as suas panelas ou provisões e transporte tudo numa só viagem. Problema resolvido!

9. envolver as crianças

Se ensinar o seu filho a fazer jardinagem quando ele é pequeno e fizer disso um jogo para ele (vamos encontrar os insectos da abóbora e dar-lhes um banho!), terá um ajudante disposto a ajudar e estará a encorajar um futuro jardineiro.

Que criança não gosta de usar um regador?

10. preparar as ferramentas para o inverno

Esta é a altura do ano para pensar nisto: não se limite a guardar todas as ferramentas, cobertas de lama e sujidade.

Se o fizer, pagará por isso na primavera. Veja o meu artigo sobre a preparação das suas ferramentas para o inverno. Elas durarão mais tempo, o que lhe permitirá poupar dinheiro e facilitará a sua jardinagem no próximo ano, sem dúvida.

11. barracões de jardim

Todos os jardineiros precisam de um telheiro de jardim para guardar as suas ferramentas. Mas os telheiros de jardim não têm de ser construções aborrecidas e simples.

Vista-os, faça uma paisagem à sua volta e torne-os parte do seu quintal.

12. jardim num terraço

Se não tiver espaço para uma grande horta, pode fazer uma boa colheita no seu quintal. Cultive legumes em recipientes num jardim de terraço.

No ano passado, fiz isto com grande sucesso e tive muitos legumes bons para utilizar durante todo o verão.

Partilhar estas dicas de jardinagem no Twitter

Se gostou deste post sobre como tornar a jardinagem mais fácil, não se esqueça de o partilhar com um amigo. Aqui está um tweet para começar:

A jardinagem deve ser divertida, não uma grande tarefa. Siga estas 10 dicas para tornar a jardinagem mais fácil e permitir-lhe desfrutar dos frutos do seu trabalho. Click To Tweet



Bobby King
Bobby King
Jeremy Cruz é um autor talentoso, jardineiro, entusiasta da culinária e especialista em bricolage. Apaixonado por tudo que é verde e apaixonado por criar na cozinha, Jeremy dedicou sua vida a compartilhar seus conhecimentos e experiências por meio de seu popular blog.Tendo crescido em uma pequena cidade cercada pela natureza, Jeremy desenvolveu desde cedo uma apreciação pela jardinagem. Ao longo dos anos, ele aprimorou suas habilidades em cuidados com plantas, paisagismo e práticas de jardinagem sustentável. Desde cultivar uma variedade de ervas, frutas e vegetais em seu próprio quintal até oferecer dicas, conselhos e tutoriais inestimáveis, a experiência de Jeremy ajudou vários entusiastas da jardinagem a criar seus próprios jardins impressionantes e prósperos.O amor de Jeremy pela culinária vem de sua crença no poder dos ingredientes frescos e caseiros. Com seu amplo conhecimento de ervas e vegetais, ele combina perfeitamente sabores e técnicas para criar pratos de dar água na boca que celebram a generosidade da natureza. De sopas fartas a pratos deliciosos, suas receitas inspiram chefs experientes e novatos na cozinha a experimentar e abraçar as alegrias das refeições caseiras.Juntamente com sua paixão por jardinagem e culinária, as habilidades DIY de Jeremy são incomparáveis. Seja construindo canteiros elevados, treliças intrincadas ou reaproveitando objetos do cotidiano em uma decoração criativa de jardim, a desenvoltura e o talento de Jeremy para solucionar problemasresolvendo o brilho através de seus projetos DIY. Ele acredita que todos podem se tornar um artesão prático e gosta de ajudar seus leitores a transformar suas ideias em realidade.Com um estilo de escrita caloroso e acessível, o blog de Jeremy Cruz é um tesouro de inspiração e conselhos práticos para entusiastas de jardinagem, amantes de comida e entusiastas de bricolage. Seja você um iniciante em busca de orientação ou um indivíduo experiente em busca de expandir suas habilidades, o blog de Jeremy é o melhor recurso para todas as suas necessidades de jardinagem, culinária e bricolagem.