Cuidados com a planta Poinsétia - Como cultivar Poinsétias

Cuidados com a planta Poinsétia - Como cultivar Poinsétias
Bobby King

Estas dicas para cuidados com a poinsétia assegurará que a sua bonita planta natalícia continuará a encantá-lo durante toda a época festiva e no próximo ano.

Durante os meses de novembro e dezembro são vendidas mais plantas de poinsétia do que as vendas anuais de todas as outras plantas em vaso, com exceção das orquídeas. Há uma boa razão para esta popularidade - a planta tem folhas coloridas, chamadas brácteas, e é útil tanto como planta de interior como para decoração durante a época festiva.

Se já comprou plantas de poinsétia no passado, pode ter descoberto que são um pouco exigentes quando se trata de cuidar delas. As plantas têm algumas coisas de que precisam para manter as suas flores.

Continue a ler para saber como cultivar poinsétias para que possa continuar a desfrutar da sua beleza durante toda a estação e para além dela.

Factos sobre as poinsétias

Actualize os seus conhecimentos sobre as plantas poinsétias com estes factos sobre plantas:

  • Nome botânico: Euphorbia pulcherrima
  • Família: Euphorbiaceae (espora)
  • Nomes vulgares: flor de lagosta, flor de folha de chama, estrela de Natal, poinsétia
  • Originária de: a região da encosta do Pacífico no México e na Guatemala.
  • Tipo de planta: na natureza, a poinsétia é um arbusto ou uma pequena árvore
  • O dia 12 de dezembro é celebrado anualmente como o Dia Nacional da Poinsétia.

Que tamanho atingem as poinsétias?

Se tiver uma planta de poinsétia no seu quintal, pode controlar o seu tamanho apertando as pontas de crescimento para trás.

A flor de poinsétia

Quando é que as poinsétias florescem é uma pergunta frequente dos leitores.

As partes vermelhas coloridas da poinsétia, que são frequentemente referidas como flores, são na realidade folhas coloridas conhecidas como brácteas. Estas folhas mudam de cor em resposta aos dias mais curtos de inverno (o cato de Natal é outra planta festiva que floresce quando os dias são curtos e frescos).

No caso da poinsétia, este processo chama-se fotoperiodismo. Quando há falta de luz solar, o que acontece no final do outono e no inverno, as folhas passam de verde a vermelho ou a uma das outras variações de tonalidade.

Na natureza, as brácteas das poinsétias destinam-se a proteger a flor e a atrair insectos. As flores reais das poinsétias, chamadas ciatria Não são as pétalas vermelhas de cores vibrantes, mas sim pequenos botões amarelos e vermelhos no centro das brácteas.

Uma vez a planta polinizada, as brácteas caem. O objetivo de uma poinsétia festiva é fazer com que as brácteas durem o máximo de tempo possível.

O murchamento e a queda das folhas são indicações de que a época de floração terminou e isto acontece na primavera.

As brácteas da poinsétia existem em várias cores - desde o vermelho, rosa, branco, amarelo e roxo, até às versões salmão e multicoloridas.

Como cultivar poinsétias

A chave para o sucesso dos cuidados com a poinsétia é garantir que a planta tem a luz solar, a rega e a humidade adequadas.

As poinsétias precisam de sol?

Quando cultivada no exterior, a poinsétia gosta de sol parcial de 4-6 horas por dia. No interior, coloque a planta numa janela que receba luz filtrada brilhante.

As janelas viradas a sul, este ou oeste são as mais indicadas, evitando as janelas viradas a norte, que recebem muito pouca luz, sobretudo nos meses de inverno.

Requisitos de temperatura para as poinsétias

As poinsétias crescem melhor quando a temperatura interior varia entre 65-74° F. (18-24° C.)

Tenha cuidado com o local onde coloca as suas plantas de poinsétia. Evite correntes de ar frio ou quente, tais como condutas de aquecimento, lareiras e parapeitos de janelas perto de janelas muito frias.

A poinsétia sofrerá danos se as temperaturas descerem abaixo dos 10° C. As temperaturas de congelação podem matar uma planta de poinsétia.

Algumas das ligações abaixo são ligações de afiliados. Recebo uma pequena comissão, sem qualquer custo adicional para o utilizador, se comprar através de uma ligação de afiliado.

Necessidades de solo, fertilização e rega da poinsétia

As poinsétias gostam de um solo bem drenado e ligeiramente ácido. A adição de turfa ou perlite ao seu solo de envasamento permitirá que este retenha a água sem ficar compactado ou encharcado.

Se não tenciona conservar a sua poinsétia depois das festas, não é necessário replantá-la do recipiente em que foi comprada.

Regar corretamente uma poinsétia significa manter o solo húmido e certificar-se de que o vaso drena livremente.

Muitas poinsétias natalícias vêm com um invólucro decorativo de papel de alumínio. Retire-o quando regar, uma vez que retém água que pode ser transferida de volta para o solo.

Regue quando a superfície do solo parecer seca ao tocá-lo. Se o vaso parecer leve ao ser levantado, é provável que o solo esteja demasiado seco.

Deixar o solo secar faz com que a poinsétia murche e pode provocar a queda das brácteas.

A fertilização não é necessária para os espécimes que apenas serão utilizados como plantas de férias. Se tenciona manter a sua planta durante mais um ano, fertilize mensalmente a metade da força com um fertilizante para plantas de uso geral quando se notar um novo crescimento.

Necessidades de humidade para as plantas de poinsétia

As poinsétias são cultivadas em estufas onde é possível manter temperaturas ideais e níveis de humidade elevados, condições difíceis de igualar dentro de casa.

As plantas gostam de níveis de humidade entre 50-75%. Pode aumentar a humidade das suas plantas colocando o vaso num tabuleiro de seixos com água na base.

Colocar a planta perto de um humidificador ajudará muito, assim como a nebulização frequente da planta.

É possível plantar poinsétias no exterior?

As festas de fim de ano acabaram. Deve colocar a sua poinsétia no monte de compostagem ou pode cultivá-la ao ar livre na próxima primavera e verão?

Se gostou de cultivar esta bonita planta dentro de casa num vaso, também vai gostar de cultivar poinsétias no exterior. O transplante de poinsétias para o exterior pode ser feito na primavera ou no início do verão, quer num vaso, quer num canteiro semi-solarizado.

A sua zona de robustez desempenha um papel importante na decisão do que fazer, uma vez que as temperaturas negativas matam as poinsétias.

Veja também: Barras de manteiga de amendoim e chocolate - Obtenha a sua dose de Reese's com estas barras em camadas

A poinsétia é anual ou perene?

Se vive nas zonas 9-11, a poinsétia é considerada uma planta perene tenra que hiberna facilmente no solo, pelo que o seu espécime de férias de interior pode ser plantado diretamente no seu jardim.

Certifique-se de que adiciona composto ao solo e que o lavra bem. Escolha um local que receba 4-5 horas de luz solar por dia.

Também pode plantar a poinsétia no exterior se viver em zonas mais frias, mas deve ter em atenção que estará a tratar a planta como anual, uma vez que não sobreviverá ao inverno no exterior.

Neste caso, o melhor é plantar a sua planta festiva num recipiente maior e apreciá-la no seu terraço ou pátio. Emende o solo do vaso com matéria orgânica e certifique-se de que drena bem.

Quer escolha um vaso ou diretamente no jardim, não se esqueça de regar bem depois de transplantar a sua poinsétia.

A poinsétia é venenosa?

Há anos que se diz que a poinsétia é uma planta de casa tóxica, mas há alguma controvérsia sobre esta afirmação. A ASPCA afirma que a poinsétia é tóxica para cães, gatos e cavalos.

No entanto, afirmam também que os sinais de toxicidade são a irritação da boca e do estômago, que por vezes provoca vómitos, e que a poinsétia é sobrevalorizada em termos de toxicidade.

A Extensão da Universidade de Illinois tem uma página informativa sobre a toxicidade da poinsétia, onde são referidos numerosos estudos que demonstram que a poinsétia não é venenosa.

Afirmam ainda que "um estudo da Universidade do Estado de Ohio mostrou que uma criança de 15 quilos teria de comer mais de 500 folhas para ter qualquer efeito nocivo".

Por razões de segurança absoluta, é necessário ter cuidado com as poinsétias perto de crianças e animais domésticos, uma vez que a ingestão provoca algum desconforto e a seiva pode provocar erupções cutâneas.

Propagação da poinsétia

Se gostou da sua planta durante as férias, pode gostar de aprender a propagar as poinsétias para poder apreciá-las também no próximo ano. Infelizmente, mesmo que pratique as melhores dicas de cuidados com a poinsétia, as plantas de poinsétia podem não ser muito duradouras.

Felizmente, é relativamente fácil cultivar novas plantas. O método mais comum de propagação de plantas é com estacas da planta viva.

Embora as poinsétias também se desenvolvam a partir de sementes, a recolha de estacas e o seu enraizamento é uma forma de garantir que a planta é igual à planta-mãe.

Veja também: Gráficos de férias e diversão

Para enraizar as estacas, corte um caule de uma planta saudável. A melhor altura para o fazer é quando as plantas-mãe dão novo crescimento na primavera.

Utilizar um pó de enraizamento para facilitar o sucesso do enraizamento. Inserir a estaca em terra de vaso ou areia húmida.

Coloque as estacas num local onde o vaso receba luz solar indireta brilhante. Um saco de plástico sobre as estacas aumentará a humidade e ajudará as estacas a enraizar.

A poinsétia deve ver resultados em cerca de um mês. Continue a regar a poinsétia durante a primavera e o verão.

Partilhar este post sobre o cultivo de poinsétias no Twitter

Se gostou de aprender como cuidar de uma planta poinsétia, não se esqueça de partilhar estas dicas com um amigo. Aqui está um tweet para começar:

A Poinsétia é uma das plantas em vaso mais populares, mas pode ser difícil de cultivar. Vá ao The Gardening Cook para obter algumas dicas de cuidados e descobrir a toxicidade das plantas e como propagá-las. #poinsétia #holidayplants Click To Tweet

Como fazer com que uma poinsétia floresça para as festas

As poinsétias só florescem quando as noites são longas e frescas. O processo de floração é semelhante ao dos cactos de Ação de Graças e dos cactos de Natal.

A partir do outono, colocar as plantas num armário durante a noite, durante 14 horas.

Coloque-as à luz de manhã durante 10 horas, no máximo. Continue este procedimento durante 10 semanas e deverá ter as coloridas brácteas de poinsétia no Natal.

Embora as plantas de poinsétia sejam, na melhor das hipóteses, muito exigentes, se seguir estas dicas de cuidados, poderá desfrutar da sua planta nesta época festiva e no próximo ano.

Fixar este post para cuidados com a planta poinsétia

Se quiser relembrar este post sobre como cultivar plantas de poinsétia, basta colocar esta imagem num dos seus quadros de jardinagem no Pinterest para que a possa encontrar facilmente mais tarde.

Também pode ver o nosso vídeo sobre os cuidados a ter com as poinsétias no YouTube.

Rendimento: 1 planta de casa feliz

Cuidados com a planta Poinsétia

Para tirar o máximo partido da sua planta, imprima estas dicas de cuidados e guarde-as no seu diário de jardinagem.

Tempo de preparação 30 minutos Tempo total 30 minutos Dificuldade moderado

Materiais

  • 1 planta de Poinsétia
  • Adubo para plantas de uso geral

Ferramentas

  • Regador
  • Mister para plantas ou tabuleiro de seixos

Instruções

  1. Escolha uma planta saudável com folhas verde-escuras e brácteas de cores vivas. Evite plantas com folhas amareladas.
  2. Retire o invólucro exterior de alumínio e coloque a panela num pires.
  3. Colocar a planta perto de uma janela bem iluminada virada para leste, sul ou oeste.
  4. Regar quando o solo estiver seco ao toque.
  5. Para uma humidade suplementar, borrife frequentemente ou coloque o vaso sobre uma camada de seixos com água por baixo.
  6. Fertilizar mensalmente com adubo de meia força na primavera, quando o novo crescimento aparecer.
  7. Para que a planta floresça novamente para o Natal, dê-lhe 10 semanas de colocação nocturna num armário no outono.
  8. Obter novas plantas através de estacas na primavera.
© Carol Tipo de projeto: Dicas de cultivo / Categoria: Plantas de interior



Bobby King
Bobby King
Jeremy Cruz é um autor talentoso, jardineiro, entusiasta da culinária e especialista em bricolage. Apaixonado por tudo que é verde e apaixonado por criar na cozinha, Jeremy dedicou sua vida a compartilhar seus conhecimentos e experiências por meio de seu popular blog.Tendo crescido em uma pequena cidade cercada pela natureza, Jeremy desenvolveu desde cedo uma apreciação pela jardinagem. Ao longo dos anos, ele aprimorou suas habilidades em cuidados com plantas, paisagismo e práticas de jardinagem sustentável. Desde cultivar uma variedade de ervas, frutas e vegetais em seu próprio quintal até oferecer dicas, conselhos e tutoriais inestimáveis, a experiência de Jeremy ajudou vários entusiastas da jardinagem a criar seus próprios jardins impressionantes e prósperos.O amor de Jeremy pela culinária vem de sua crença no poder dos ingredientes frescos e caseiros. Com seu amplo conhecimento de ervas e vegetais, ele combina perfeitamente sabores e técnicas para criar pratos de dar água na boca que celebram a generosidade da natureza. De sopas fartas a pratos deliciosos, suas receitas inspiram chefs experientes e novatos na cozinha a experimentar e abraçar as alegrias das refeições caseiras.Juntamente com sua paixão por jardinagem e culinária, as habilidades DIY de Jeremy são incomparáveis. Seja construindo canteiros elevados, treliças intrincadas ou reaproveitando objetos do cotidiano em uma decoração criativa de jardim, a desenvoltura e o talento de Jeremy para solucionar problemasresolvendo o brilho através de seus projetos DIY. Ele acredita que todos podem se tornar um artesão prático e gosta de ajudar seus leitores a transformar suas ideias em realidade.Com um estilo de escrita caloroso e acessível, o blog de Jeremy Cruz é um tesouro de inspiração e conselhos práticos para entusiastas de jardinagem, amantes de comida e entusiastas de bricolage. Seja você um iniciante em busca de orientação ou um indivíduo experiente em busca de expandir suas habilidades, o blog de Jeremy é o melhor recurso para todas as suas necessidades de jardinagem, culinária e bricolagem.